49 mil doses da vacina de Oxford chegam ao Pará

49 mil doses da vacina de Oxford chegam ao Pará

O Pará recebeu neste último domingo as primeiras 49 mil doses da vacina AstraZeneca, produzida pela universidade de Oxford. Os imunizantes chegaram no Aeroporto Internacional de Belém e foram recebidos pelo governador Helder Barbalho e a equipe técnica do governo.


Em um pronunciamento, Helder Barbalho destacou que as doses da vacina de Oxford serão prioritariamente destinadas ao interior do Estado. “Com essa chegada estaremos garantindo a vacinação de 63% de todos os profissionais de saúde do Estado. Vamos priorizar essa carga para as regionais do interior do Estado”, explicou Helder.


Ainda de acordo com o governador, o objetivo dessas primeiras doses é fortalecer o oeste do Pará, que está enfrentando uma segunda onda de contaminação, impulsionada pela proximidade com o estado do Amazonas.
“Vamos priorizar os 10 municípios da Calha Norte, que estão na divisa com o estado do Amazonas. Nessas cidades já se inicia a imunização de pessoas acima de 80 anos, faixa considerada mais suscetível ao vírus e que podem precisar de serviços médicos como internações e de leitos de UTI”, afirmou Helder.


“A expectativa que nos foi repassada pelo Ministério da Saúde é que nos próximos dias será iniciada a distribuição de 900 mil doses. O Pará receberá uma parte dessa quantidade, com um detalhe, solicitamos que o Ministério da Saúde possa disponibilizar um fundo para os estados que estão tendo uma maior pressão por vacina ou de percentual de população contaminada.

Assim, além do Pará receber a parcela prevista, aguardamos um incremento do fundo de reserva para os estados vizinhos ao Amazonas”.
O lote entregue ao Pará neste domingo é considerado o segundo maior destinado a um estado da região Norte. A quantidade encaminhada aos paraenses só fica atrás das 132,5 mil doses destinadas ao estado do Amazonas, que ainda vive um momento de crise na saúde pública.

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu