O Plano Estadual de Vacinação no Pará continua ampliando a imunização para outros grupos prioritários. A partir desta sexta-feira (16) as vacinas serão distribuídas para os agentes da segurança pública federal, estadual e municipal.
4.954 doses foram disponibilizadas apenas para este objetivo. A vacinação acontecerá em Belém, Ananindeua e Marituba.
Ao todo, receberão a vacinação os agentes das polícias Militar e Civil, do Departamento de Trânsito (Detran), do Corpo de Bombeiros, servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), além de guardas municipais de Belém (GBel) e de Marituba (GCM), agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) que atuam na Região Metropolitana de Belém.
Esta será a 2ª etapa de vacinação aplicada aos agentes da segurança pública. A medida compreende estes servidores como prioritários, uma vez que estão diuturnamente trabalhando durante a pandemia de covid-19.
O primeiro dia de vacinação, voltado para o efetivo da Polícia Militar, será realizado das 9h às 16h em dois postos: no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, no Marco; e no Quartel do Comando-Geral da instituição, na Avenida Augusto Montenegro, ambos em Belém. A expectativa é imunizar 2.521 servidores.
O Pará foi o primeiro estado do Brasil a vacinar os agentes de segurança pública que, assim como os profissionais de saúde, estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. A vacinação para esse segmento ocorre com a anuência do Ministério Público do Estado (MPE).
Fonte: Agência Pará