Campanha Outubro Rosa irá disponibilizar solicitação de exames de mamografias através do WhatsApp

Campanha Outubro Rosa irá disponibilizar solicitação de exames de mamografias através do WhatsApp

Em alusão a campanha do Outubro Rosa, o Governo do Pará irá disponibilizar durante todo este mês a solicitação de exames de mamografias e consultas médicas, através de mensagens via WhatsApp, por meio do número (91) 99358-7182. O serviço inédito tem o objetivo de intensificar o diagnóstico precoce do câncer de mama em todo o Estado.

A campanha do Outobro Rosa neste ano tem como tema: ““Autocuidado: Todos juntos na conscientização do Câncer de Mama”. Para aumentar a rede de atendimento às mulheres, a Secretaria de Estado de Saúde irá disponibilizar 5 mil mamografias e outras 5 mil consultas extras serão disponibilizadas em 16 locais destacados em 12 municípios: Belém (Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente – Uremia; Policlínica Poli Metropolitana, Hospital Abelardo Santos e Santa Casa de Misericórdia); Marituba (Hospital Divina Providência); Abaetetuba (Hospital Regional Santa Rosa); Barcarena (Hospital Regional Público Materno Infantil); Breves (Hospital Regional Público do Marajó); Capanema (Hospital Regional dos Caetés); Bragança (Clínica Ultrapeven e Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria); Paragominas (Hospital Regional Público do Leste); Tailândia (Hospital Regional de Tailândia); Santarém (Hospital Regional do Baixo Amazonas); Altamira (Hospital Regional Público da Transamazônica) e Redenção (Hospital Regional Público do Araguaia). 

Através das mensagens pelo aplicativo, as mulheres poderão receber orientações de como proceder às consultas e exames, que já começam a ser realizadas na próxima segunda-feira (5). O serviço será realizado por ordem de agendamento, com prioridade para pacientes que já estavam reguladas pela Sespa com o intuito de fazer mamografia.

Para a coordenadora estadual de Atenção Oncológica, Patrícia Martins, a iniciativa vai proporcionar maior acesso aos serviços de saúde para um melhor diagnóstico precoce e reduzir a mortalidade na mulher paraense pelo câncer de mama, o segundo mais recorrente entre as mulheres no Pará, perdendo apenas para o de colo do útero. 

Só este ano, até 15 de setembro, foram registrados no Pará 198 novos casos de câncer de mama. Em 2019, foram 662 confirmações. Ainda no ano passado, 330 mulheres e cinco homens foram a óbito devido à doença.

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu