Canoeiros realizam protesto contra Zenaldo pela falta de saneamento e alagamentos em Belém

Canoeiros realizam protesto contra Zenaldo pela falta de saneamento e alagamentos em Belém

A manhã desta terça-feira (10) iniciou mais uma vez com intensos alagamentos em Belém. Como forma de protesto pelos problemas de saneamento e a falta de ação da prefeitura, canoeiros aproveitaram a maré alta no mercado do Ver-o-Peso e saíram remando em caiaques pelas ruas alagadas da feira.

A maré alta da baía do Guajará chegou a atingir cerca de 3,5 metros de altura pela manhã, água mais do que suficiente para que os canoeiros pudessem navegar por diversas ruas da área. Por volta de 12h a água tomou estabelecimentos e impediu a travessia de veículos e pedestres.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu nos primeiros 10 dias de março o equivalente a 90% do previsto para o mês inteiro. O resultado são ruas completamente alagadas em vários pontos da cidade, que os canoeiros fizeram questão de mostrar e protestar nesta terça-feira.

Devido à chuva, vários bairros de Belém ficaram completamente tomados pelo alagamento. Em algumas localidades, a água permanece parada, sem escoar para bueiros e canais.

Além dos problemas relacionados ao saneamento básico, os canoeiros buscam chamar a atenção para a preservação ambiental. O grupo cobra de incentivos ao reaproveitamento de resíduos e valoração do ecoturismo na cidade.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu