Casos de covid-19 disparam no Japão em meio às Olimpíadas de Tóquio

Casos de covid-19 disparam no Japão em meio às Olimpíadas de Tóquio

Em meio as Olimpíadas de Tóquio, o Japão está vivendo atualmente um recorde de casos de covid-19. Somente nesta quinta-feira (29), 10 mil novos casos da doença foram confirmados.


O aumento no número de casos coloca mais pressão sobre a organização dos Jogos Olímpicos e o governo japonês, já que a maioria da população era contra a realização do evento no pior momento da pandemia no país.


A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu que os organizadores da Olimpíada não sobrecarreguem os hospitais da capital japonesa, já que o sistema de saúde está sobrecarregado. A estimativa, é que em agosto os casos podem chegar a 4,5 mil por dia.

Organizadores dos Jogos se defendem

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, afirmou nesta quinta que não vê as Olimpíadas de Tóquio contribuindo para um aumento dos casos.

Já o Comitê Olímpico Internacional (COI) e comitê organizador das Olimpíadas garantiram que os Jogos não estão afetando o sistema de saúde japonês. Foram confirmados mais 24 casos de Covid-19 em pessoas ligadas aos Jogos, e o total de infectados subiu para 200.

As Olimpíadas deveriam ter sido realizadas em 2020, mas foram adiadas em um ano por causa da pandemia, e a maior parte das competições têm ocorrido sem torcida porque a região de Tóquio está sob estado de emergência.

A capital japonesa está com restrições no horário de funcionamento de bares e restaurantes e com proibição da venda de bebidas alcoólicas. A rede de televisão NHK diz que, com a alta de casos, o estado de emergência será ampliado para mais quatro regiões.

Fonte: G1 Globo

Fechar Menu