Dieese/Pa mostra que o Pará gerou mais de 200 mil empregos em 2019

Dieese/Pa mostra que o Pará gerou mais de 200 mil empregos em 2019

De acordo com novos dados do Dieese/PA, no período de janeiro a outubro deste ano o Pará registrou 239.948 admissões de novos trabalhadores. Se o valor for diminuído dos 224.422 desligamentos, sobra um saldo positivo de 15.526 postos de trabalhos.

Os dados também mostram que a maioria dos setores econômicos do Estado apresentaram um crescimento na geração de empregos formais. O setor dos serviços foi o que mais cresceu, com 6.817 postos de trabalhos, seguido pelo comércio, com 4.264 postos de trabalhos criados, indústria de transformação, com saldo positivo de 1.573 postos de trabalhos, e o setor de construção civil, com 1.168 postos gerados.

Pensando em otimizar esses dados e garantir novas oportunidades, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) tem realizado o cadastro e o mapeamento de vagas através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), uma rede nacional de atendimento que contribui na colocação e recolocação ao mercado de trabalho junto à uma rede de empregadores.

“O cadastro de mão de obra é uma oportunidade de recolocar os trabalhadores desempregados e as pessoas que nunca trabalharam no mercado. Nós disponibilizamos as vagas no sistema e verificamos as pessoas que têm aptidão para se candidatar, mapeamos e encaminhamos através de uma carta de recomendação”, explica o economista da Seaster, Rolando Baptista.

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu