Empresa Oi passa por crise financeira e pode interromper operações por falta de caixa

Empresa Oi passa por crise financeira e pode interromper operações por falta de caixa

A empresa Oi S.A vem passando por graves dificuldades financeiras, que se agravaram ainda mais nesta última semana. De acordo com a divulgação dos resultados econômicos do segundo trimestre da empresa, se o cenário permanecer como está, a Oi só terá dinheiro até fevereiro de 2020.

Em relação a 2018, o balanço mostra que o prejuízo da empresa foi de 24%, que totaliza uma perda de 1,559 bilhões de reais. Atualmente a dívida está 26,6% maior, equivalente a R$ 12,573 bilhões.

O balanço negativo da Oi foi analisado em uma reunião com a Anatel. A conclusão provável, e que se nada for feito, várias operações da empresa podem ser interrompidas por falta de caixa. Isso pode acarretar na perda de vários serviços de telecomunicações, já que mais de três mil munícipios são atendidos apenas pela telefonia fixa da operadora.

Diante desse cenário, três caminhos se encontram abertos: tomar de volta a concessão de telefonia fixa da Oi; buscar uma nova empresa para assumir o contrato; e a intervenção – que teria como objetivo “proteger o caixa para manter” a operação de telefonia fixa. Neste último caso, a Anatel determinaria um interventor, que fixaria metas e afastaria os atuais administradores da operadora.

Intervir em uma empresa em recuperação judicial pode representar, para o governo, ter que pagar sua dívida bilionária.  Dentro da Anatel, do Ministério da Economia e do próprio mercado, é consenso de que uma intervenção só beneficiaria os acionistas.

Como a empresa já está sob recuperação judicial, um interventor teria que decretar a sua falência. “A intervenção pode ser uma ótima saída para o acionista que não quer mais ficar com a Oi. Vai entrar em disputa judicial contra a Anatel e a União, alegando que a falência da empresa foi provocada pelo Estado, e por isso terá que ser indenizado em muitos bilhões”, avalia um analista.

Fonte: Tecmundo

Fechar Menu