Gasolina no Brasil ultrapassa os R$ 5 em fevereiro, aponta estudo

Gasolina no Brasil ultrapassa os R$ 5 em fevereiro, aponta estudo

O preço médio da gasolina no Brasil ultrapassou a marca de 5 reais por litro na primeira quinzena de fevereiro, é o que aponta a pesquisa da ValeCarde, uma empresa especializada em soluções de frotas.


De acordo com o levantamento, na primeira metade de fevereiro o valor do combustível aumentou 4,08% ante a média registrada em janeiro, para para 5,04 reais por litro, o maior patamar da série história da ValeCard, que tem início em junho de 2019 e não considera a inflação.


Trata-se da oitava alta consecutiva da gasolina. Segundo a ValeCard, o Cenário de preços em alta nos postos é motivado pelos reajustes da Petrobras nas refinarias do Brasil, que usa como referência o preço internacional do petróleo, além do câmbio.


Somente neste ano a petroleira elevou por três vezes o preço do combustível, sendo duas vezes em janeiro (em 7,6% e 5%, respectivamente) e uma em fevereiro (8%).


Na última sexta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso um projeto de lei que propõe alterar a cobrança do ICMS sobre combustíveis, com o objetivo de estabelecer uma alíquota de imposto uniforme e específica, reduzindo a volatilidade e aumentando a previsibilidade. A medida veio diante de ameaças de uma nova greve de caminhoneiros, com a categoria pressionando o governo federal devido aos altos valores do diesel, combustível mais consumido do Brasil.

Fonte: Uol Notícias

Fechar Menu