Foi assinado nesta terça-feira, 12, pelo governador do Pará, Helder Barbalho, um protocolo de intenções de estudo de viabilidade econômica de implantação e exploração do projeto Ferrovia Pará. O projeto vai construir uma malha ferroviária que irá ligar os municípios de Barcarena, Marabá e Parauapebas.
A obra terá a cooperação da empresa China Communication Construction Company (CCCCSA), controladora da brasileira Concremat, e terá um custo total de R$ 7 bilhões.
De acordo com Helder Barbalho, o projeto se trata de uma das mais importantes obras estruturais do norte do Brasil, tendo o maior investimento internacional em andamento no país. O protocolo já assinado pelo governador servirá para dar a orientação futura de negociações, assinaturas de convênios e acordos a serem feitos durante a construção da malha ferroviária.
Este é o segundo projeto que a CCCC desenvolve em parceria com o Estado. O vice-presidente do conglomerado, Chen ZHong, classificou o Pará como “muito promissor e importante não só na mineração, como também na indústria e no desenvolvimento”.
Fonte: Agência Pará