Governo do Pará investe em tecnologia para prevenir aparecimento de manchas de óleo no estado

Governo do Pará investe em tecnologia para prevenir aparecimento de manchas de óleo no estado

Com o objetivo de prevenir possíveis manchas de óleo no município de Viseu, próximo a divisa com Maranhão, o governo do Pará está investindo massivamente em tecnologia para identificar petróleo. Nesta quinta-feira, 24, uma força-tarefa foi montada para monitorar o litoral paraense, com lançamento de drone e coordenadas geográficas.

Técnicos da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) estão no município de Viseu, na costa atlântica paraense, com profissionais do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Instituto Bioma. Felizmente, até o momento nenhuma mancha foi encontrada, mas mesmo assim o perigo de contaminação existe, já que a localidade é próxima de áreas afetadas do nordeste do Brasil.

Segundo o secretário adjunto de Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, a operação tem o apoio da Prefeitura de Viseu, que disponibilizou a embarcação para deslocamentos dos técnicos. “A equipe possui outros equipamentos de apoio na operação, dois drones para varredura e registro de áreas mais distantes da costa, GPS, binóculos, kits de coleta de amostras de material biológico e EPI (Equipamento de Proteção Individual) específico para acidente com óleo, caso encontrem algum animal atingido”, explicou o secretário, acrescentando que “estamos atuando de forma preventiva, para o caso de alguma ocorrência que chegue ao Estado do Pará possamos agir rapidamente”.

A operação nos municípios de Viseu e Augusto Corrêa é preventiva, caso apareçam manchas de óleo nesses locais, e também dá continuidade às ações iniciadas com o sobrevoo em 12 municípios da costa atlântica paraense, na última segunda-feira (21), quando não houve constatação visual de manchas de óleo, similares ao que ocorre no litoral nordestino do Brasil.

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu