Mais de 20 países da Europa decidem suspender uso da vacina de Oxford

Mais de 20 países da Europa decidem suspender uso da vacina de Oxford

A vacina de Oxford, desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, foi suspensa em quinze países da Europa, tomaram a decisão após a suspeita de que o imunizante estaria relacionado à formação de coágulos sanguíneos nas pessoas vacinadas. A reação é negada pela farmacêutica.


Até o momento, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Dinamarca, Noruega, Bulgária, Irlanda, Áustria, Estônia, Lituânia, Luxemburgo, Letônia e Portugal já anunciaram a suspensão da vacina.


De acordo com as autoridades de saúde de Portugal, a decisão foi tomada após os relatos de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas. “As autoridades de saúde portuguesas decidiram hoje suspender o uso da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 por razões de precaução e saúde pública”, diz o comunicado.


Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (15), a ministra da Saúde da Espanha, Carolina Darias, anunciou que a suspensão durará duas semanas no país. A agência reguladora da Itália, a AIFA, também suspendeu o uso da vacina contra Covid-19 de Oxford/AstraZeneca “como precaução”.


“A AIFA decidiu estender a proibição do uso da vacina AstraZeneca Covid-19 em todo o país como medida de precaução e temporariamente, enquanto se aguarda as decisões da EMA. A decisão foi tomada em linha com medidas semelhantes adotadas por outros países europeus ”, disse a agência italiana em nota.


AstraZeneca
Em um comunicado oficial, a farmacêutica que desenvolveu a vacina afirmou que o laboratório conduziu análise com 17 milhões de pessoas vacinadas na União Europeia e no Reino Unido e que não encontrou evidências de risco aumentado de trombose ou embolia pulmonar em nenhum grupo de idade, gênero, lote ou nacionalidade.


O estudo mostrou que ocorreram 15 eventos de trombose venosa profunda (TVP) e 22 eventos de embolia pulmonar relatados após a vacinação; menor do que o número que seria esperado ocorrer naturalmente dentro desse tamanho de população.

Fonte: CNN

Fechar Menu