De acordo com dados da Celpa, somente nos primeiros quinze dias deste mês de junho foram registrados 479 incidentes envolvendo pipas, que causaram interrupções de energia em todo o estado do Pará.
A prática de soltar pipas, muito populares no período junino e férias escolares, são comuns em todo o estado e podem causar vários prejuízos a distribuição de energia. De acordo com a Celpa, alguns cuidados devem ser tomados na brincadeira, como não fazer esforço para soltar linhas da fiação elétrica.
Somente na região Metropolitana de Belém as interrupções de energia já chegaram a 67 ocorrências, em Castanhal o número chega a 40 registros e 39 em Ananindeua.
A utilização de cerol (mistura de cola com vídeo moído) nas linhas de pipas pode causar um dano ainda maior. Além de serem perigosas por oferecerem perigo para os motociclistas, as linhas com cerol podem causar curto-circuito ao entrarem em contato com a fiação de postes.
A dica da Celpa para continuar a brincadeira em segurança, é somente soltar as pipas em locais abertos, sem utilização de cerol e de preferência evitando os dias de chuva com incidência de relâmpagos.
Fonte: G1 Pará