MPPA exige documento científico para que prefeitura de Marabá retorne com as aulas presenciais no município

MPPA exige documento científico para que prefeitura de Marabá retorne com as aulas presenciais no município

O Ministério Público do Estado do Pará solicitou diretamente à prefeitura de Marabá que um estudo científico e conclusivo seja realizado, para viabilizar que as aulas presenciais nas escolas retornem no município.

De acordo com a promotora de Justiça responsável pela recomendação, Mayanna Silva de Souza Queiroz, o documento precisa avaliar as condições sanitárias para que o retorno na rede municipal possa ser viabilizado. Todas essas condições precisarão obrigatoriamente serem divulgadas para toda a população.

Desde o dia 18 de março, início da pandemia, as aulas presenciais na rede municipal de Marabá foram suspensas. O primeiro decreto municipal estimava que os professores poderiam voltar as aulas presenciais a partir do dia 30 de setembro, mas este retorno não foi possível pelo fato da pandemia ainda estar

Em decorrência da covid-19, as atividades presenciais da rede municipal de ensino de Marabá foram suspensas em 18 de março deste ano. Depois do pico de propagação do vírus, a edição do Decreto Municipal (nº 40/2020) estipulava que os professores e os demais profissionais de educação deveriam retornar às suas respectivas unidades escolares a partir de 30 de setembro.

Dentre os argumentos apresentados, a promotora na recomendação cita um estudo da Fundação Oswaldo Cruz concluindo que as atuais condições sanitárias não permitem a reabertura das escolas com segurança. 

“A hipótese de autorização de abertura de creches e escolas públicas e privadas, no contexto da pandemia (covid-19), no momento em que os critérios técnicos e científicos nacionais e internacionais indicam ainda a existência de sérios riscos à vida e à saúde das pessoas, representa erro grosseiro do agente público, podendo sujeitá-lo à responsabilização civil e administrativa’’, diz a promotora Mayanna Queiroz.

Na recomendação, também é solicitado que a Prefeitura e a Secretaria de Educação apresentem à Promotoria de Marabá o plano de retomada das aulas presenciais. Por e-mail, a Redação Integrada solicitou um posicionamento da Prefeitura de Marabá, de quem, agora, aguarda retorno.

Fonte: Oliberal

Fechar Menu