Nova portaria da Susipe retira direito de cela especial para servidores envolvidos em crimes de associação à milícia

Nova portaria da Susipe retira direito de cela especial para servidores envolvidos em crimes de associação à milícia

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), publicou nesta quinta-feira, 23, uma portaria que estabelece uma nova forma de custodiar presos que estejam envolvidos em crimes de milícia, organização paramilitar, grupo ou esquadrão que tenham o objetivo de praticar crimes.

A partir de agora, presos envolvidos nos crimes citados, que estão lotados no Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), serão transferidos para outras unidades prisionais, conforme necessidade e critério da Susipe.

O objetivo da mudança, de acordo como a procuradoria da Susipe, é garantir mais segurança a população paraense, devido os vários episódios de assassinatos ocorridos na região metropolitana de Belém. O caso mais recente aconteceu no último domingo, 19, quando onze pessoas foram executadas no bairro do Guamá. Os principais suspeitos do crime são policiais envolvidos com milícia.

A medida também visa diminuir ações do crime organizado, como ordens de execução que podem vir de dentro da cadeia. Com a transferência dos servidores públicos que foram condenados por crimes de envolvimento em associação a organização criminosa.

Com a mudança, o servidor público que for condenado por envolvimento com o crime de organização de milícia perderá o direito de prisão especial, sendo enviado então para uma prisão comum no estado do Pará. 

Fonte: Susipe

Fechar Menu