Operação da PF desarticula garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku

Operação da PF desarticula garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku

Nesta segunda-feira (28), a Polícia Federal concluiu a operação Bezerro de Ouro II, que tem o objetivo de combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku, oeste do Pará. O trabalho dos agentes resultou na destruição de 20 máquinas, pá carregadeiras e tratores, todos encontrados em locais onde atividades irregulares eram realizadas.

A operação ainda apreendeu ouro, mercúrio, celulares e documentos nos locais fiscalizados. De acordo com a PF o dano causado pelos garimpos ilegais na Terra Indígena chega a quase R$ 8 milhões em apenas 6 meses de trabalhos ilegais.

O trabalho da PF, que durou 4 dias, identificou grandes três áreas de garimpo mapeadas na Terra Indígena Munduruku. Os policiais utilizaram helicóptero para visualizar as áreas de garimpo ilegal, que já haviam sido mapeadas com o auxílio de imagens de satélite.

A operação – que é uma parceria da PF com a Força Aérea, o Exército e o Ibama – está no contexto da Operação Verde Brasil 2, que atua na proteção e preservação da Amazônia e biomas, como Terras Indígenas (TI).

A primeira etapa da operação foi realizada no início do mês de agosto e desarticulou um grupo criminoso que atuava na extração ilícita de ouro dentro da mesma terra.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu