Em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao tráfico de Pessoas, estipulado pela ONU, a Polícia Federal lança nesta terça-feira (30) a Campanha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, denominada “Coração Azul”. A campanha faz parte de uma série de ações para combater crimes que atentam contra a dignidade humana.
De acordo com a PF, o tráfico humano é o terceiro tipo de crime mais rentável do mundo, perdendo apenas para o narcotráfico e comércio ilegal de armas. O objetivo da Coração Azul é encorajar a participação da sociedade para se solidarizar com as vítimas e informa-las sobre os riscos e a possível prevenção deste crime, pois, muitas vezes as vítimas não percebem que estão se envolvendo no esquema criminoso.
Agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar, acolher, por meio de fraude, grave ameaça, violência, coação ou abuso com a finalidade de exploração sexual, remover órgãos, trabalho escravo, servidão, adoção ilegal, todas são modalidades criminosas que se enquadram no tráfico de pessoas. A pena varia de 4 a 8 anos de reclusão, mais multa.
A programação da campanha Coração Azul consistirá também na entrega de cartazes, adesivos, folders e outros materiais contra o crime nos principais aeroportos do país, além da divulgação nas redes sociais da Polícia Federal. A sociedade também pode ajudar denunciando qualquer suspeita deste tipo de crime, ligando para o DISQUE 100 ou 180.
Fonte: Polícia Federal