Projeto de estudantes da UFPA é premiado como a terceira melhor iniciativa sustentável do Brasil

Projeto de estudantes da UFPA é premiado como a terceira melhor iniciativa sustentável do Brasil

O projeto “Amana Katu”, criado por estudantes do Time Enactus, da Universidade Federal do Pará (UFPA), recebeu o prêmio de ser a terceira melhor iniciativa sustentável do país, Prêmio Latinoamérica Verde 2019. O motivo é simples: os estudantes conseguiram captar quinhentos mil litros de água da chuva, garantindo água potável para centenas de famílias.

A água reaproveitada abastece 171 pessoas diariamente, graças a um sistema de cisterna inserido em casas de famílias ribeirinhas. A matéria-prima da cisterna vem do reaproveitamento de materiais da indústria alimentícia. A bombona que armazena a água da chuva é reutilizada após o uso para transporte de azeitonas do Chile para o Pará.

O mais surpreendente do projeto, é que, além de garantir um produto sustentável, o sistema montado pelos alunos custa 52% a menos que o preço de mercado de cisternas comuns. O projeto dos estudantes também trabalha o lado social e a cada 5 sistemas de captação vendidos, um é doado gratuitamente a uma família que não tem acesso à água potável

Para Wilson Ferreira, um dos idealizadores do Amana Katu, as cisternas criadas pelos pesquisadores já impactaram diretamente cerca de 860 pessoas, que antes tinham dificuldade de conseguir água potável para o consumo.

Fonte: UFPA

Fechar Menu