Sesma investiga possível 1º caso de coronavírus em Belém

Sesma investiga possível 1º caso de coronavírus em Belém

O primeiro caso suspeito de coronavírus está sendo investigado em Belém. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou nesta quinta-feira (27) que está analisando um paciente, realizando investigação epidemiológica com base nas recomendações do Ministério da Saúde.

O paciente que está sendo investigado é um homem de 35 anos, que está internado em um hospital particular com sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele recentemente viajou aos EUA e passou pelas cidades de Miami e Nova York.

O hospital onde o paciente está internado enviou uma nota onde informou que ele está apresentando problemas respiratórios. À tarde, o paciente teve quadro agravado e foi transferido para isolamento. “Devido ao alerta em relação ao novo coronavírus, o paciente está recebendo o tratamento conforme protocolo estabelecido pela OMS”, afirmou.

Investigação

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que o paciente não se enquadra nos critérios de casos suspeitos e, portanto, não foi incluído no devido boletim. Em nota, a secretaria afirmou que, no dia 21, iniciaram os sintomas de síndrome gripal e o paciente procurou atendimento médico nesta quinta, apresentando febre, desconforto respiratório, sendo classificado e internado no hospital.

A Sespa disse, ainda, que a Vigilância Epidemiológica Municipal realizou investigação do caso e coletou amostras biológicas do paciente e as encaminhou ao Laboratório Central do Pará (Lacen-PA), com suspeita inicial de SRAG.

“Cautelarmente, se não for identificado o vírus causador desta síndrome respiratória dentre aqueles esperados para casos como este, a Sespa poderá determinar que a amostra seja utilizada posteriormente para a eventual identificação de Covid-19. Não o enquadrando, no entanto, como caso suspeito neste momento. O paciente está sendo avaliado por um médico infectologista que atua em cooperação com as autoridades sanitárias do estado e município”, informou a secretaria.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu